Gestão Operacional Móvel (MOM), o que é?

MOM – Mobile Operational Management, ou seja, gestão operacional móvel significa utilizar dos recursos da mobilidade para melhorar os processos de gestão. Tem aplicação principalmente em redes de empresas, podendo estas serem cadeias de suprimentos ou de distribuição.

Uma organização estruturada no formato de rede de empresas é muito mais complexa, pois o sistema de gestão precisa incorporar novos elementos que não são necessários em empresas com uma única sede. Entre estes elementos podemos destacar:

  • O problema da dispersão geográfica;
  • O aumento da dificuldades de capacitação dos funcionários;
  • A complexidade do monitoramento a distância;
  • A manutenção dos padrões de atendimento.

Dispersão geográfica, capacitação dos funcionários, complexidade do monitoramento e a manutenção de padrões operacionais são os principais problemas da gestão de redes empresariais

O crescimento das redes de empresas trás como consequência uma maior dispersão geográfica. Esta dispersão torna mais custosa a gestão e o acompanhamento das atividades operacionais da rede. Para isto há necessidade de designar auditores ou avaliadores dos processos que se deslocam entre as várias sedes.

Outra questão importante é a manutenção do nível de capacitação dos funcionários em toda a rede. Sabemos que problemas de capacitação afetam, e muito, a produtividade das redes como um todo. Quanto maior a dispersão geográfica, maior a dificuldade de capacitação dos colaboradores.

Além de dificultar a capacitação dos funcionários, a dispersão geográfica também torna difícil o monitoramento dos processos de negócio. Como consequência, os padrões de atendimento estabelecidos também não são mantidos.

Bons padrões de atendimento estabelecidos através de procedimentos operacionais e pessoal capacitado são de fundamental importância para garantir aos clientes uma boa experiência de compras. A falta destes faz com que os consumidores não enxerguem a rede como sendo prestadora de serviços de qualidade Estes passam a identificar somente uma ou outra unidade como fornecedora de um bom serviço e não a rede como um todo.

A gestão operacional móvel aproxima as pessoas e integra os processos

Neste contexto, a mobilidade proporcionada pelos Smartfones, conexões sem fio e a computação em nuvem possui um grande potencial de mudança nos parâmetros de gestão de redes que estamos habitualmente acostumados.

A mobilidade trás uma aproximação sem a presença física entre os vários elementos de uma rede de empresas. Ferramentas tais como o Whatsapp, amplamente utilizadas faz com que a informação chegue rapidamente ao seu destino, modificando a forma como os processos de negócio são atualmente gerenciados.

Para que tenhamos uma real gestão operacional móvel as organizações necessitam, contar com:

  1. Uma solução de ensino a distância (EAD) de fácil uso que permita acelerar o processo de capacitação dos colaboradores e mantê-los atualizados ao longo do tempo;
  2. Um repositório de documentos que permita que os colaboradores tenham fácil acesso aos procedimentos operacionais, normas e regulamentos.
  3. Uma sistemática permanente de monitoramento e avaliação da execução dos procedimentos, aliada à avaliação de desempenho dos colaboradores.
  4. Uma solução mobile que auxilie e oriente os colaboradores na execução das suas atividades operacionais.

Com base neste conceito que concebemos a plataforma Desenvolve – Uma solução mobile que integra, gestão de tarefas, educação da distância, formulários e questionários além de outras ferramentas permitindo assim a implementação da gestão operacional móvel.

Artigo anterior

Próximo artigo:

2 Comments

  1. Pingback: O padrão de atendimento e a experiência de compra - Plataforma Desenvolve

  2. Pingback: Engajar e manter os colaboradores - Plataforma Desenvolve

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *