Como engajar e manter os colaboradores motivados?


Um dos maiores desafios de uma gestão saudável é engajar e manter os colaboradores motivados. E isto se torna cada vez mais complicado a medida que a organização cresce e se expande.

Conforma já discutimos, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado às boas experiências vividas pelos clientes e é muito mais difícil conquistar um cliente que mantê-lo! Mas, afinal de contas, quem é o maior responsável por estas boas experiências? Os nossos colaboradores!

Em última análise, quem se relaciona com os clientes são os nossos colaboradores

São os nossos colaboradores que se relacionam no dia a dia com os nossos clientes. São eles que atendem, prestam serviços, respondem as principais dúvidas dos clientes e realizam o processo comercial e de atendimento.

Portanto, para proporcionarmos boas experiências aos clientes precisamos de colaboradores engajados, ou seja, colaboradores que acreditem em nossos valores e que apliquem estes valores no seu dia a dia. Isto, porém, é muito difícil. Os colaboradores, logo que contratados, demonstram alto entusiasmo com o trabalho. Este entusiasmo, porém, vai diminuindo ao longo do tempo até que ocorre o desligamento do colaborador da empresa.

Para o colaborador se sentir motivado precisa ter o seu trabalho reconhecido

Entre as várias razões do baixo engajamento e da desmotivação do colaborador com o trabalho na empresa, podemos citar:

  1. Não alinhamento do colaborador com os valores da empresa. Não está claro para o colaborador quais são os valores da empresa e qual o seu propósito. Por esta razão, ele não se encontra apto a gerar a experiência ao cliente que a empresa se propõe em oferecer.
  2. Falta de capacitação para atender a exigências da organização. O colaborador é colocado para desempenhar suas atividades sem a devida capacitação. Desta forma, muitos erros acontecem e, como consequência, desgastes com clientes.
  3. Falta de reconhecimento das atividades executadas. Embora o colaborador tenha executado as suas atividades com excelência, não percebe o reconhecimento adequado pela sua competência por parte da organização, gerando assim frustração.
  4. Baixa recompensa em relação ao esforço desenvolvido. O colaborador compara o salário recebido com a qualidade e a produtividade das atividades realizadas por ele em relação aos demais colegas e se considera injustiçado.

Todas estas questões estão diretamente associadas à capacidade da empresas de mobilizar, treinar, envolver e dar feedback aos seus funcionários. Quanto maior a empresa e mais dispersa em termos de unidades de atendimento aos clientes, mais difícil é a execução destas atividade.

Engajamento e motivação exigem capacitação, monitoramento e feedback

Felizmente o uso da tecnologia mobile , Smartfones, computação em nuvem, e comunicação sem fio, atualmente disponível permite que seja desenvolvida uma gestão operacional que permita manter o entusiasmo dos colaboradores. Para isto criamos a plataforma Desenvolve e a metodologia MOM – Mobile Operational Management. 

Através da metodologia MOM a gestão operacional é realizada com apoio de dispositivos móveis para disponibilizar documentos, gerar tarefas, coletar dados capacitar pessoas, e testar conhecimentos. Nesta forma de trabalho auxiliada por aplicativos móveis, todos os colaboradores podem ser capacitados rapidamente, as atividades desenvolvidas monitoradas e o colaborador receber feedback constante.

Esta é uma das principais atribuições do Desenvolve: Proporcionar conhecimento para que os colaboradores possam executar as suas atividades de maneira correta e monitorar a execução das atividades com garantia de feedback regular para os colaboradores.

Artigo Anterior:

Próximo artigo:

2 Comments

  1. Pingback: Gestão Operacional Móvel (MOM), o que é? - Plataforma Desenvolve

  2. Pingback: Monitoramento Sistemático e Feedback - Plataforma Desenvolve

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *