Obtendo engajamento através do monitoramento sistemático

Monitorando processos operacionais com o uso de dispositivos móvies
Monitoramento sistemático dos processos e feedback

Temos defendido aqui no blog que o negócio de varejo para ter sucesso precisa encantar o cliente. Este encantamento ocorre quando a empresa consegue criar boas experiências através de colaboradores engajados.

Para se ter um engajamento eficaz é necessário que os colaboradores estejam motivados e que compreendam que fazem parte de algo maior. Os colaboradores precisam estar alinhados aos valores da organização, precisam dispor de padrões de atendimento que orientem a correta execução das tarefas e um sistema eficiente de capacitação.

Um colaborador engajado compreende o que deve fazer e faz se divertindo!

Um funcionário engajado compreende que as atividades desenvolvidas no dia a dia da empresa fazem parte de algo que fará com que a organização como um todo cresça e se desenvolva. Sabe que sem a execução eficiente das suas tarefas, toda a organização está comprometida. Compreende ainda o que deve fazer e faz com prazer, se divertido.

Portanto para que um colaborador sem motive com o trabalho no nível de engajamento, ele necessita identificar claramente as atividades que executa (o que é que eu estou fazendo?); ter claro o significado das tarefas executadas (o que faz a diferença aqui?), envolver uma variedade de habilidades (como me desenvolvo com o que estou fazendo?).

Outro aspecto relevante diz respeito ao trabalho com autonomia. Ter autonomia significa desenvolver as suas atividades de forma padronizada e independente. Para isto, necessita que haja um processo contínuo de capacitação que reforce o alinhamento do colaborador aos valores da empresa, dê conhecimento de como são executadas as atividades operacionais e a sua importância e permita entender como o trabalho desenvolvido contribui para a o seu desenvolvimento como pessoa, e carreira.

Para se ter engajamento é necessário monitoramento sistemático e feedback.

Como já foi comentado, um colaborador engajado aje com autonomia. Precisa conhecer corretamente o seu trabalho, entender o que faz e como contribui para o resultado coletivo da empresa. E como a empresa e a sua liderança sinaliza para o colaborador que ele está contribuindo com a empresa? Através do monitoramento sistemático das atividades executadas e feedback dos resultados.

“Se eu me preocupo então eu monitoro e acompanho”. Se eu me preocupo, me envolvo para que os colaboradores deem a sua melhor resposta. Não existe forma mais pró-ativa de uma organização demonstrar importância da correta execução das atividades para os colaboradores que o monitoramento sistemático e o feedback.

É importante destacar que feedback para os funcionários pode ser positivo ou negativo. Feedback positivo significa apontar para o colaborador tudo de correto que o mesmo está executando. São elogios e incentivos. Já o feedback negativo envolve corrigir rumos, apontar as falhas que ocorreram e orientar para a correta execução.

Portanto, para conseguirmos os resultados almejados no engajamento de nossos colaboradores, o monitoramento dos processos operacionais têm de ser sistemático, periódico e constante.

Artigo Anterior:

Próximo artigo

2 Comments

  1. Pingback: Engajar e manter os colaboradores - Plataforma Desenvolve

  2. Pingback: COMO MONITORAR PROCEDIMENTOS? - Plataforma Desenvolve

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *