Melhorando a efetividade da capacitação dos funcionários

A efetividade da capacitação depende do alinhamento de propósitos

Para que uma empresa seja próspera, cresça e se ramifique esta precisa contar com colaboradores engajados ao seu propósito. Para isto, contar com programas efetivos de capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores é fundamental. Principalmente no varejo e nos serviços, são os colaboradores que se relacionam com os clientes e que, em última análise, vivenciam e reproduzem os valores da organização aos clientes. Sem que os colaboradores estejam perfeitamente alinhados ao propósito e aos objetivos da organização é muito difícil mobilizar os clientes externos garantindo a sua fidelidade.

Os programas de capacitação não tem atendido aos objetivos propostos

Isto na prática porém, tem se mostrado complexo e de difícil implementação. Em recente artigo na Harvard Business Review, Beer, Finnström e Schrader identificaram que, a pesar dos gastos crescentes das organizações americanas com treinamento, os resultados obtidos são muito ruins. Segundo os autores, isto decorre da dificuldade de colocar na prática o que aprenderam por questões organizacionais e burocráticas, independentemente da sua vontade ou motivação.

Para corrigir isto sugerem que os executivos seniores criem um contexto favorável para a aprendizagem e o crescimento através da construção de um projeto para a organização onde a capacitação é parte integrada e sistêmica.

Este projeto organizacional deverá conciliar os interesses da organização e o dos colaboradores. Para isto sugerimos a construção de um projeto conforme o descrito na figura abaixo.

Conciliando interesses da empresa e dos colaboradores

O projeto de desenvolvimento organizacional deve partir da constatação da necessidade de estratégias norteadoras que deem suporte ao propósito da organização. Estas estratégias tem de ser traduzidas em padrões operacionais claros e de fácil compreensão por parte dos colaboradores de forma a permitir a sua comunicação, divulgação e implementação.

Efetividade significa garantir que os colaboradores entendem e aplicam os padrões estabelecidos

Por outro lado precisam serem conduzidos de tal forma que engajem os colaboradores. Contar com colaboradores engajados significa contar com
pessoas atuantes que acreditem em nossos valores
e que os apliquem no seu dia a dia.

Para que isto ocorra há necessidade da construção de um processo organizacional que consiga integrar as várias etapas da gestão operacional incluindo o planejamento (definição de padrões), a capacitação do corpo técnico (execução conforme os padrões) o monitoramento da execução (avaliação) a análise critica dos resultados obtidos e o feedback da conformidade aos colaboradores.

Como solução para aumentar a efetividade da capacitação dos funcionários em organizações no formato de rede criamos o Desenvolve uma plataforma mobile composta por um aplicativo móvel (Android, IOs, Windows) e um sistema operacional web (Windows) que gerencia tarefas, capacita os colaboradores a distância, comunica ações, aplica questionários de avaliação, coleta dados e disponibiliza documentos para os usuários.

Esta tecnologia torna o processo de divulgação e monitoramento dos padrões operacionais com o envolvimento direto de todos os colaboradores da rede aumentando assim a efetividade do processo de capacitação.

Artigo anterior:

1 Comment

  1. Pingback: Como fazer um treinamento operacional em EAD - Plataforma Desenvolve

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *