Como fazer uma comunicação interna eficaz?

Promovendo a comunicação interna em empresas que atuam em rede
Promovendo a comunicação interna em empresas que atuam em rede

A comunicação é fundamental para manter as pessoas engajadas em empresas que trabalham em rede . A informação tem de vir dos meios oficiais mais rapidamente do que da “radio peão”. Para isto precisamos de meios de comunicação ágeis e uma boa estratégia.

A comunicação interna das organizações tem papel fundamental na construção do moral de toda a equipe. É através dela que a empresa divulga e promove a sua identidade corporativa, o seja a imagem da empresa, e também a sua imagem organizacional com as características que compõe a empresa como os seus funcionários e os seus processos.

A comunicação, ao mesmo tempo, em toda a rede é fundamental para o engajamento

O processo de comunicação interna não é padrão, variando conforme cada organização. Quanto maior a organização mais difícil é este processo. Isto é uma realidade principalmente em organizações estruturadas em redes. Estas organizações em geral possuem várias unidades operacionais geralmente dispersas. Quanto maior a dispersão geográfica que se encontram estas unidades, maior é a diversidade de realidades e culturas locais que devem ser consideradas na comunicação interna.

Os pontos que são abordados na comunicação interna são, principalmente, os seguintes

  1. Os valores da organização – O que somos? Qual o nosso propósito? Qual a nossa contribuição para a sociedade?
  2. Regramentos, posturas e comportamentos – Como deveremos nos comportar frente aos vários desafios de enfrentamento diário com clientes, fornecedores, concorrentes e a sociedade em geral?
  3. Procedimentos operacionais – Como proceder no dia a dia, envolvendo todas as rotinas e procedimentos operacionais.
  4. Reconhecimentos e recompensas – Dar visibilidade as ações internas de desenvolvimento organizacional, dando destaque as pessoas que mais colaboram com o desenvolvimento da organização.

Este processo, para ter resultados efetivos deve envolver as lideranças e dispor de tecnologias adequadas. Conforme o consultoria inglesa Gatehouse as principais dificuldades de se ter uma comunicação interna eficaz nas organizações envolve:

  • A falta da habilidade das lideranças em desenvolver a comunicação;
  • Uso te tecnologias ultrapassadas que não permitem o acesso a todos;
  • Não considerar a comunicação interna estratégica no desenvolvimento dos valores organizacionais;
  • Dificuldade de alcançar todas as pessoas, especialmente as pessoas operacionais;
  • Não contar com colaboradores engajados.

Nos da Desenvolve, concebemos uma plataforma que integra um série de ferramentas que tornam a comunicação interna mais eficaz. A distribuição de documentos, a capacitação dos colaboradores e as avaliações são integrados em um único aplicativo a partir de um telefone celular. Uma solução, simples, ágil, eficiente e integrada.

Artigo anterior:

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *