Como fazer um treinamento operacional em EAD

Educação a distância para treinamentos operacionais
Uso do EAD para capacitações operacionais exige cuidados

Uma das maneiras mais práticas e baratas de proporcionar conhecimento para todos os colaboradores de uma organização é através de educação a distância (EAD). Porém o sucesso desta atividade exige cuidados. Este artigo tem por objetivo discutir sobre como criar e implementar cursos operacionais em EAD que, de fato, deem resultado para as organizações.

O treinamento operacional precisa ser atraente

Não é de hoje que sabemos que os bons resultados de uma organização são dependentes da boa qualidade do trabalho fornecido pelos seus colaboradores. E, como não poderia deixar de ser, a qualidade do trabalho está intimamente relacionada a capacitação.

Ocorre que, muitas vezes, são ofertados aos colaboradores muitos cursos e treinamentos que não são atraentes. Ou seja, cursos com temas que os funcionários não identificam uma real utilidade e, por esta razão, não se motivam à executa-los com afinco.

Portanto os assuntos a serem tratados nos cursos e treinamentos devem ser importantes e relevantes. Se não forem importantes ou relevantes
definitivamente não serão atraentes.

Especialmente os cursos operacionais à distância precisam auxiliar os operadores a executar as suas atividades operacionais da forma correta. Além disto, precisam ser aplicáveis no dia a dia e contribuir com o desenvolvimento individual e coletivo de cada elemento do time operacional. Estes são os principais princípios que devem ser observados na educação profissional.

O treinamento operacional deve ser utilizado como parte da gestão da rotina

Um treinamento operacional em EAD para ser atraente necessita estar diretamente ligado as atividades operacionais que são executadas no dia a dia das pessoas. Deve envolver as melhores práticas operacionais, a instrução sobre como operacionalizar e executar os regulamentos e normas e atender a legislação vigente. Em sua estrutura, um treinamento operacional deve conter, no minimo, os seguintes elementos:

  • O que se deve fazer? Qual é o tema e como este tema se relaciona com as atividades que são executadas pelos colaboradores. Qual é o procedimento operacional, norma ou legislação que dá origem ao treinamento operacional?
  • Como se deve fazer? Quais a atividades que devem ser realizadas e em qual ordem estas devem ser realizadas. Quais são os padrões que deverão ser seguidos? Qual é a forma correta de executar estes padrões?
  • Por quê se deve fazer? Quais são as razões para a execução das atividades da maneira como está estabelecida no procedimento? Quais as consequências da execução incorreta das atividades?
  • Quais os resultados esperados? Identificar claramente para o colaborador em treinamento que se espera com a correta execução das atividades propostas.
  • Como se mede a correta execução? Como será medida pela organização a correta execução das atividades e como será feito o monitoramento periódico.

Um curso operacional em EAD tem de ser como uma conversa

E como montar os cursos? Seguem algumas dicas:

  • Linguagem Direta (1ª Pessoa). Os textos devem ser dirigidos diretamente as pessoas que estão sendo treinadas. Por esta razão sugerimos os textos usem a 1ª pessoa. Por exemplo: Faça a atividade da seguinte forma… Observe as seguintes atividades…
  • Frases curtas e de fácil compreensão. Monte frases curtas e diretas. Construa os textos do curso como em uma conversa leve.
  • Uso de imagens, infográficos e vídeos. Para melhor ilustrar os treinamentos use e abuse de imagens, infográficos e vídeos. No caso do uso de vídeos, opte por vídeos curtos, com no máximo 1,5 min para manter a atenção dos alunos.
  • Avaliação da aprendizagem. Após final de execução do curso é de fundamental importância que seja feita uma avaliação dos conhecimentos obtidos pelos colaboradores alunos.
  • Monitoramento da implementação. Como os conhecimentos obtidos no curso estão sendo utilizados na prática no dia a dia? Como os resultados no dia a dia estão sendo monitorados?

Estes são os pontos chaves que deverão ser observados para que se possa estruturar treinamentos operacionais em EAD com sucesso. Além disto, contar com uma boa plataforma que aproxime o aluno do conhecimento também ajuda muito.

Para isto criamos o Desenvolve. Uma plataforma mobile composta por um aplicativo móvel (Android, IOs, Windows) e um sistema operacional web (Windows) que gerencia tarefas, capacita os colaboradores a distância, comunica ações, aplica questionários de avaliação, coleta dados e disponibiliza documentos para os usuários.

Artigo Anterior:

1 Comment

  1. Pingback: Elaborando minicursos EAD efetivos com o Desenvolve - Plataforma Desenvolve

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *