Desenvolve elabora projeto piloto para a M Dias Branco

Projeto PIloto M Dias Branco
Uma semana intensa de trabalho para conceber o projeto piloto

Neste artigo iremos apresentar a trajetória que estamos percorrendo no programa de conexão de startups Geminar 2019 promovido pela empresa M Dias Branco desde o início até o momento atual de construção do projeto piloto.       

Uma das coisas mais difíceis para uma Startup em seus primeiros tempos de existência é conseguir acessar clientes que se disponham a utilizar de forma pioneira a sua solução. Para isto, ao lançar um produto ou serviço inovador no mercado, as startups buscam empresas dispostas a utilizar soluções inovadoras e não convencionais. As chamadas de early adopters.

As early adopters são as primeiras empresas que se interessam por uma solução inovadora. Geralmente são empresas maduras que buscam resolver algum problema que seja suficientemente relevante. Estas empresas conhecem claramente qual o problema que precisam resolver, já buscaram soluções convencionais no mercado sem sucesso e estão propensas a investir em soluções inovadoras, não convencionais e de maior risco.

Porém não é nada fácil para uma startup encontrar uma empresa nesta situação. No mercado corporativo, à medida que as empresas crescem, estas tendem a padronizar os seus processos, tornando as empresas refratárias as mudanças bruscas sugeridas pelas oportunidades de inovação. Portanto estas oportunidades surgem principalmente em problemas relevantes e crônicos. Outro aspecto relevante é que a startup é geralmente uma empresa de pequeno porte, sem tradição ou portifólio de clientes relevantes. Isto gera muitas dificuldades para acessar as pessoas corretas nas empresas potenciais clientes.

Para uma Startup inovadora colocar o seu produto no mercado precisa identificar early adopters. Mas isto não é nada fácil

Este cenário pode ser tremendamente facilitado se a startup tem a felicidade de ser escolhida para participar de um programa de conexão de grandes empresas com startups. Nestes programas as startups são expostas a problemas enfrentados pelas grandes empresas e propõe soluções. Caso a solução apresentada seja escolhida há uma possibilidade real da startup vir a se tornar fornecedor, ou mesmo, obter investimento.

Foi o que aconteceu com a Desenvolve. Em março de 2019 a empresa de alimentos M Dias Branco, líder nacional na fabricação de biscoitos e massas, dono de 19 marcas conhecidas no mercado tais como a Isabela, Piraquê, Adria e Vitarella, propuseram o programa de conexão com startups chamado de Geminar 2019. Neste programa, 134 empresas se candidataram a resolver um dos dez desafios propostos. Somente 31 foram pré-selecionadas para apresentarem a sua ideia no Geminar Day.

No início de abril, o projeto Desenvolve foi inscrito como solução do desafio Treinamento Digital Rápido. No dia 06/05 fomos informados que tínhamos sido escolhidos para apresentar a nossa ideia de solução para diretores, gerentes e especialistas da empresa em um pitch de 7 min no dia 23/05. Como preparação realizamos no dia 10/05 um webinar com a equipe da Innoscience que nos orientou sobre os principais pontos que deveriam ser abordados.

O Programa Geminar 2019 permitiu à Desenvolve acessar a M Dias Branco

Para este pitch nos preparamos muito bem, elaborando uma apresentação focada e dirigida para a solução do problema proposto. Além disto, construímos um vídeo de 1 min mostrando de forma suscinta como é rápido e fácil construir um curso digital utilizando o Desenvolve Editor. No dia 23/05 fizemos o nosso pitch em 5 min, incluindo a apresentação do vídeo! E faltou tempo para tantas perguntas!

Dia 28/05 saiu o resultado da seleção para o programa de imersão. Fomos selecionados! A próxima etapa foi uma semana de imersão com a equipe técnica da empresa discutindo com profundidade o problema proposto. A imersão que ocorreu entre os dias 10 e 13 de junho serviu para entendermos com maior profundidade o problema proposto e construir um plano de trabalho para testar a solução proposta em um projeto piloto.

Nossa proposta foi aprovada no dia 18/06 e já estamos iniciando o desenvolvimento do projeto piloto. Muito trabalho. Muito esforço. Mas se não houvesse uma iniciativa como o programa Geminar, dificilmente teríamos conseguido acessar uma empresa como esta. Estamos no meio do caminho.  Mas com muita força de vontade para atingir o objetivo final de ter a nossa solução de Treinamento Digital Rápido adotada nas várias plantas do Grupo

Artigo anterior:

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *