O seu treinamento operacional é eficaz?

Garanta a eficácia com o Desenvolve

A medida que as empresas crescem elas aumentam significativamente o seu investimento em treinamentos operacionais. Porém este investimento por si só não significa necessariamente um incremento de desempenho. Isto somente irá ocorrer com treinamentos efetivos e monitoramento constante.

O aumento da concorrência e da competição têm exercido uma grande pressão sobre as organizações e empresas forçando-as a desenvolverem processos operacionais flexíveis e de baixo custo. Para atingir este objetivo, estas buscam a investir na padronização e na automação de suas rotinas operacionais. Rotinas padronizadas somente se tornam eficientes se contarem com pessoal apto para a sua execução.

O conceito de padronização de rotinas operacionais na busca de maior eficiência por si só não é nenhuma novidade. William Edwards Deming já da década de 1950 apregoava da necessidade de planejar os processos, capacitar as pessoas, executar as tarefas, avaliar os resultados obtidos e corrigir os padrões aplicados, no seu famoso ciclo PDCA. Ao longo dos anos foi disseminado nas mais diversas áreas de negócios, em indústrias, no comércio e em serviços tais como hospitais, hotéis e restaurantes.

Para padronizar processos operacionais construa POPs – Procedimentos Operacionais Padronizados

De forma prática, para padronizar, os processos de negócio são descritos através de procedimentos operacionais padronizados, os chamados de POPs. Um POP pode ter vários formatos conforme o tipo de indústria ou segmento e econômico. Entre as informações mais comuns existentes em um POP podemos citar: o Título do Documento, Data de Realização, Data de Aprovação, Responsável pela Realização, Responsável pela Aprovação, Objetivo, Aplicações, Descrição do Documento e referências.

Após o documento ser aprovado, é usual que os colaboradores que forem executar o procedimento sejam treinados. Este treinamento é realizado geralmente por um colega da linha de produção que tenha liderança e experiência, ou por alguma área de apoio com a engenharia de processos ou de qualidade. Este treinamento é presencial e ocorre geralmente uma única vez, quando o colaborador é capacitado para atuar no seu posto de trabalho. Os processos são monitorados através dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos. E, caso o processo sofra alguma correção ou ajuste, o POP é revisado e o ciclo de desenvolvimento da rotina recomeça novamente.

Quer ter eficácia? Treine as pessoas e monitore os processos

Este ciclo, de conceito simples, é bem complexo de ser colocado em prática à medida que as organizações crescem e se desenvolvem. Entre os pontos que geram complexidade podemos destacar:

Portanto para que esta mecânica operacional funcione é necessário que seja desenvolvida toda uma sistemática de apoio que envolva a padronização, a capacitação e o monitoramento dos processos. E é exatamente isto que propõe a plataforma Desenvolve.

O Desenvolve é uma solução mobile completa para disponibilização de documentos, capacitação de colaboradores e monitoramento de processos operacionais. É composto por dois aplicativos mobile que rodam em qualquer plataforma, IOs, Android ou Windows e um sistema administrativo WEB.

Desenvolve é uma solução completa de suporte a gestão operacional

O Desenvolve Editor é um aplicativo mobile concebida para geração de cursos e comunicados. Rodando em qualquer plataforma mobile, permite a criação de módulos de capacitação compostos de várias lições. Cada lição pode conter de forma combinada imagens, textos e vídeos.

O Desenvolve Tasks é um aplicativo mobile que disponibiliza as tarefas a serem executadas para os usuários. Entre as tarefas possíveis podemos citar:

  1. Execução de cursos digitais de curta duração;
  2. Cursos e lições sobre os processos operacionais existentes;
  3. Teste de conhecimento sobre as lições aprendidas;
  4. Avaliação e auditorias dos processos produtivos;
  5. Avaliação se os conhecimentos aprendidos estão sendo aplicados na prática;
  6. Disponibilizar aos usuários, documentos, manuais, procedimentos operacionais, normas e regulamentos pertinentes as suas atividades.
  7. Coletar dados em campo;
  8. Além de muitas outras aplicações de capacitação e monitoramento de operações.

Já o sistema Desenvolve Admin é uma plataforma web que controla e administra o sistema. Através deste sistema são criados cursos e formulários. As tarefas são programadas para que os usuários as executem nos aplicativos móveis. E os resultados obtidos são trabalhados e disseminados a todas as partes interessadas da comunidade.

Plataforma Desenvolve é uma solução completa para a gestão operacional de empresas e organizações que atuam em rede. Com o seu uso as distâncias são reduzidas, a gestão e acompanhamento das atividades do dia a dia são facilitados

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *