M Dias Branco adota o Desenvolve para capacitação operacional

M Dias Branco adota o Desenvolve

Em função dos ótimos resultados obtidos durante o projeto piloto no programa Geminar 2019, o Grupo M Dias Branco confirma a adoção da plataforma Desenvolve como solução para a capacitação operacional da sua força de trabalho.

A história da parceria entre o Desenvolve e o Grupo M Dias Branco iniciou no programa Geminar 2019. Contaremos agora a parte mais interessante: Como desenvolvemos uma solução, a quatro mãos, para resolver o problema de criação e disseminação de treinamentos digitais rápido para as equipes internas.

Este trabalho inicia em junho de 2019, durante o workshop de início do projeto Piloto. A M Dias Branco, o maior grupo empresarial brasileiro na fabricação de massas e biscoitos, adota em suas fábricas o conceito de TPM – Manutenção Produtiva Total que visa aumentar a disponibilidade das máquinas através de uma sistemática de manutenção mais eficaz. Uma das ferramentas mais importantes neste conceito são as chamadas Lições Ponto a Ponto (Lpp). Esta ferramenta consiste na elaboração, por parte dos próprios colaboradores da empresa, de pequenos treinamentos pontuais, baseados nas experiências dos colaboradores no seu dia a dia de trabalho.

A Lição ponto a ponto é muito eficaz para capacitar os colaboradores

Uma Lpp pode ser de três naturezas distintas: Conhecimento básico, problema e melhoria. A Lpp de conhecimento básico pretende demonstrar através do desenho ou imagem um conhecimento sobre determinado ponto. Na Lpp problema queremos comunicar possíveis problemas e ressaltar a maneira correta do procedimento. Faz-se dois desenhos, primeiro a forma errada e do lado deste a forma correta. e somente a forma correta. Já a Lpp de melhoria é utilizada para implementar pontos a serem melhorados através de desenhos e imagens. Favorece o engajamento, ao mesmo tempo que demanda um estudo aprofundado da situação em questão. Nesse caso, desenhamos o “antes” e o “depois” da melhoria.

O processo de construção e treinamento dos colaboradores através de Lpps na M Dias Branco enfrentava alguns problemas. Cada setor criava as suas próprias Lpps o que gerava Lpps repetidas. Por se tratar de um processo manual onde o documento em papel tem de passar de mão em mão, havia muita demora no fluxo de aprovação. Além disto, havia dificuldade de localizar nos vários arquivos físicos as Lpps existentes e identificar se os colaboradores de cada área estavam treinados ou não. Este fato se torna ainda mais critico considerando que a M Dias branco possui 12 plantas industriais com linhas de produção similares e o compartilhamento destas informações era muito limitado.

Para implantar uma solução precisamos validá-la

Pelas suas características e funcionalidades, a plataforma Desenvolve foi a solução mais adequada para resolver este problema. No projeto piloto montou-se uma força tarefa composta pelas equipes de ambas empresas. Para validar a ideia foram definidas incertezas a serem verificadas:

  • A criação de Lpps em dispositivo móvel é mais fácil que em papel?
  • Os usuários iriam aderir a solução?
  • O processo de aprovação de Lpps a partir da solução será mais rápido?
  • Se o processo de treinamento será mais fácil? e;
  • Se o processo de localização e consulta de Lpps será mais rápido que o processo manual hoje existente.

Para cada uma das incertezas foi proposto um indicador de desempenho que irá avaliar se a solução irá atender aos requisitos propostos para o projeto.

A plataforma Desenvolve é uma solução ideal para treinamentos digitais rápidos

Após os três meses de execução, o projeto piloto mostrou que a solução está completamente alinhada as necessidades da empresa. Os resultados alcançados indicam que o uso das ferramentas Desenvolve é muito intuitivo e fácil. Cada colaborador da M Dias que participou da equipe do projeto elaborou 2 Lpps no período bem a acima da meta estabelecida de 1 Lpp por colaborador. A imensa maioria (91%) dos colaboradores elaboraram ao menos 1 Lpp com a solução. O fluxo automatizado de aprovação de Lpps permitiu que cada microtreinamento fosse aprovado em até 2 dias. 88% dos colaboradores envolvidos no projeto foram treinados. E foi possível localizar uma Lpp em 20 segundos! Um tempo muito inferior ao processo manual.

Face aos excelentes resultados obtidos a M Dias Branco informou que irá adotar a Plataforma Desenvolve como solução de treinamento digital rápido, em especial para a elaboração e treinamento da força de trabalho em Lpps. Este será o grande desafio da plataforma para o próximo ano.

Artigo anterior:

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *