O seu treinamento operacional é eficaz?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Garanta a eficácia com o Desenvolve

A medida que as empresas crescem, elas aumentam significativamente o seu investimento em treinamentos operacionais. Porém, este investimento por si só não significa necessariamente um incremento de desempenho. Isto somente irá ocorrer com treinamentos efetivos e monitoramento constante.

O aumento da concorrência e da competição têm exercido uma grande pressão sobre as organizações e empresas, forçando-as a desenvolverem processos operacionais flexíveis e de baixo custo. Para atingir este objetivo, estas buscam a investir na padronização e na automação de suas rotinas operacionais. Rotinas padronizadas somente se tornam eficientes se contarem com pessoal apto para a sua execução.

O conceito de padronização de rotinas operacionais na busca de maior eficiência por si só não é nenhuma novidade. William Edwards Deming já da década de 1950 apregoava da necessidade de planejar os processos, capacitar as pessoas, executar as tarefas, avaliar os resultados obtidos e corrigir os padrões aplicados, no seu famoso ciclo PDCA. Ao longo dos anos foi disseminado nas mais diversas áreas de negócios, em indústrias, no comércio e em serviços tais como hospitais, hotéis e restaurantes.

Para padronizar processos operacionais construa Procedimentos Operacionais Atrarentes

De forma prática, para padronizar, os processos de negócio são descritos através de procedimentos operacionais padronizados, os chamados de POPs. Um POP pode ter vários formatos conforme o tipo de indústria ou segmento e econômico. Entre as informações mais comuns existentes em um POP podemos citar: o Título do Documento, Data de Realização, Data de Aprovação, Responsável pela Realização, Responsável pela Aprovação, Objetivo, Aplicações, Descrição do Documento e referências.

Após o documento ser aprovado, é usual que os colaboradores que forem executar o procedimento sejam treinados. Este treinamento é realizado geralmente por um colega da linha de produção que tenha liderança e experiência, ou por alguma área de apoio com a engenharia de processos ou de qualidade. Este treinamento é presencial e ocorre geralmente uma única vez, quando o colaborador é capacitado para atuar no seu posto de trabalho. Os processos são monitorados através dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos. E, caso o processo sofra alguma correção ou ajuste, o POP é revisado e o ciclo de desenvolvimento da rotina recomeça novamente.

Quer ter eficácia? Treine as pessoas e monitore os processos

Este ciclo, de conceito simples, é bem complexo de ser colocado em prática com o uso somente de procedimentos escritos. Entre os pontos que geram complexidade podemos destacar:

  • A necessidade de garantir que os colaboradores de fato compreenderam os processos e os estão colocando em prática, conforme o definido nos procedimentos escritos;
  • Acompanhar e a supervisionar os processos a distância, principalmente nas empresas que possuem várias unidades operacionais;
  • Garantir que todos os colaboradores envolvidos sejam requalificados apropriadamente após a alterações de procedimentos;
  • Garantir que todos os colaboradores acessem uma versão atualizada do documento garantindo que para que todas linhas similares estejam executando as operações de maneira padronizada.

Portanto, para que esta mecânica operacional funcione, é necessário que seja desenvolvida toda uma sistemática de apoio que envolva a padronização, a capacitação e o monitoramento dos processos. E é exatamente isto que propõe a plataforma Desenvolve.

Principais funcionalidades do Desenvolve Tasks

O Desenvolve é uma solução LMS móvel completa para disponibilização de documentos, capacitação de colaboradores e monitoramento de processos operacionais. É composto por um aplicativo móvel que roda em qualquer plataforma, IOs, Android ou Windows e um sistema administrativo WEB.

Desenvolve é uma solução completa para documentação, capacitação e monitoramento

No Desenvolve Tasks, o aplicativo móvel, são disponibilizadas as tarefas a serem executadas para os usuários. Entre as tarefas possíveis podemos citar:

  1. Execução de cursos digitais de curta duração;
  2. Cursos e lições sobre os processos operacionais existentes;
  3. Teste de conhecimento sobre as lições aprendidas;
  4. Avaliação e auditorias dos processos produtivos;
  5. Avaliação se os conhecimentos aprendidos estão sendo aplicados na prática;
  6. Disponibilizar aos usuários, documentos, manuais, procedimentos operacionais, normas e regulamentos pertinentes as suas atividades.
  7. Coletar dados em campo;
  8. Além de muitas outras aplicações de capacitação e monitoramento de operações.

Possui ainda um editor de cursos integrado para a geração de cursos e comunicados. Permite a criação de módulos de capacitação compostos de várias lições. Cada lição pode conter de forma combinada imagens, textos e vídeos.

O Desenvolve Admin e os Dashboards de controle

Já o sistema Desenvolve Admin é uma plataforma web que controla e administra o sistema. Nela, as tarefas são programadas para serem executadas nos aplicativos móveis. Entre as atividades executadas no sistema administrativo podemos citar:

  1. Agendar a execução de questionários, aulas e testes de conhecimento;
  2. Administrar cursos e treinamentos e criar testes de avaliação de conhecimentos;
  3. Criar formulários qualitativos para aplicações em avaliações e auditorias e formulários quantitativos para coletas amostrais de dados;
  4. Elaborar trilhas de conhecimentos e planos de formação para cada perfil específico de usuários;
  5. Gerenciar usuários, seus perfis de acesso e criar times de acordo com as hierarquias funcionais;
  6. Definir as características de acesso ao sistema, locais de aplicação e áreas de conhecimento que serão trabalhadas.

Todas estas funcionalidades são administradas visualmente através de Dashboards de controle.

O Desenvolve Conhecimento Aplicado é uma solução completa para a gestão do conhecimento de empresas e organizações. Com o seu uso as distâncias são reduzidas e a gestão e acompanhamento das atividades do dia a dia são facilitadas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a sua rede e acompanhe nosso blog!