Retrospectiva 2021 – O que aprendemos e o que vem pela frente!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

(E não é um caminhão em sentido contrário!)

O ano de 2021 foi intenso, com muitos desafios e também com muita aprendizagem para nós do Desenvolve. 

Neste ano descobrimos o marketing digital. Não que não tivéssemos aplicado técnicas de marketing digital ainda, mas aplicar isto, como manda o figurino, como dizia a minha avó, não é trivial e nem um pouco fácil. Inbound Marketing, Outbound Marketing, em janeiro só tínhamos uma noção do que isto seria de fato! Hoje já estamos transitando com estas técnicas de uma maneira bem legal!

Este é o nosso segundo ano como empresa e quarto como concepção de ideia! Então, estamos ainda começando! Muita vontade e dedicação! 100% Bootstrap! Ainda temos muito a aprender, mas como cada ano de uma Startup vale por 10 de uma empresa tradicional, em muitos aspectos, já estamos ficando grandinhos!

A primeira coisa que aprendemos neste ano é que a pandemia do Corona Vírus, ao mesmo tempo que trouxe muita incerteza para as empresas, trouxe muitas oportunidades. Este ano em particular foi muito impactante, pois quando pensávamos que a pandemia estava acabada foi quando ela, de fato, começou, aí as empresas se contraíram evitando investimentos de maior risco. 

Por outro lado, como o contato presencial com estranhos às organizações foi praticamente abolido em função das regras de distanciamento social, as empresas, mais do que nunca, se abriram para o relacionamento virtual e as videoconferências bombaram! Teams, Zoom, Meet, Webex, os relacionamentos comerciais virtuais se tornaram coisa comum. E com isto, apesar de termos sede no Rio Grande do Sul, passamos a nos relacionar tranquilamente com empresas do Brasil inteiro.

Ao mesmo tempo, isto trouxe um grande desafio para nós, pois precisamos adaptar todo o nosso processo de onboarding que era presencial para virtual. Também aprendemos que o sucesso de um projeto não está somente em uma implementação perfeita, mas também na garantia que os clientes possam tirar o máximo proveito do seu investimento na solução. 

Este é o nosso conceito de Custumer Success. Para isto, o cliente conhecer o aplicativo e o sistema administrativo do Desenvolve com profundidade não é suficiente, ele precisa conhecer os conceitos que fundamentaram a forma como o Desenvolve foi concebido em aplicações como:

  • A montagem de um plano de capacitação operacional baseado nos princípios da andragogia;
  • A criação de cursos utilizando as técnicas de microaprendizagem;
  • E a avaliação sistemática se o conhecimento aprendido está sendo posto em prática.    

Ao longo do ano tivemos a oportunidade de nos comunicar com mais de 7000 leads e nos relacionar com cerca de 300 empresas dos mais diversos segmentos econômicos. Aprendemos novas dores de como fazer capacitação operacional em operações industriais e em de campo, como treinar digitalmente colaboradores em operações florestais, as dificuldades existentes com operações logísticas no transporte de grãos através das vias fluviais da Amazônia.

Todo este trabalho gerou resultados excelentes. Ampliamos nossa base de clientes em 50% e aumentamos o faturamento de 60%. Lógico que a nossa base de clientes ainda é muito pequena, mas este resultado é bastante animador.

Temos como estratégia atender desde empresas que ainda estão iniciando a sua jornada de capacitação às empresas com sistemas maduros com matrizes de habilidades operacionais já estabelecidas.

E este é só o começo. Para o próximo ano estamos preparando uma série de novidades. Continuaremos desenvolvendo produtos e ações cada vez centradas nas necessidades atuais e, principalmente, futuras dos clientes.

Continue acompanhando nossos conteúdos para aprender e aplicar conhecimento na sua empresa!

Ótimo final de 2021 e início de 2022 para todos!

Albert Geiger, CEO Desenvolve